A Importância de Saber Devolver
O talento, na parábola de Jesus, simboliza uma forma de mordomia (responsabilidade no Reino de Deus). A parábola dos talentos nos ensina que, quando servimos bem em nossa mordomia, recebemos maiores responsabilidades. Por outro lado, se não formos bons mordomos, nossas responsabilidades podem nos ser retiradas.
Ap. Alfredo Ledebuhr
11/18/2024


A Importância do Saber Devolver
Mateus 25:14–30
O talento, na parábola de Jesus, simboliza uma forma de mordomia (responsabilidade no Reino de Deus). A parábola dos talentos nos ensina que, quando servimos bem em nossa mordomia, recebemos maiores responsabilidades. Por outro lado, se não formos bons mordomos, nossas responsabilidades podem nos ser retiradas.
Tudo o que Deus nos deu, ou dará, sempre terá um propósito. Ele deseja que devolvamos algo, que demonstremos como estamos gerenciando o que recebemos, pois somos apenas mordomos e não proprietários de tudo.
Quando o Senhor retorna para buscar os talentos que confiou àqueles homens, Ele obtém uma visão clara do tipo de mordomia e zelo que cada um aplicado no que recebeu.
Um exemplo prático: imagine que você está em uma casa. Quando chegar o momento de devolução, ela deverá estar em condições semelhantes às que você recebeu. Caso contrário, você pode ser multado ou sofrer consequências pelo uso inadequado.
Portanto , pense na vida que Deus lhe entregou. Se você tivesse que prestar contas dela a Deus hoje, como ela estaria?
Às vezes, achamos que nossas dívidas se restringem a lojas, bancos etc. No entanto, o versículo a seguir mostra que existem outros tipos de dívidas a serem consideradas.
Veja o que diz Romanos 13:7-8 : "Pense a cada um o que lhe é devido..."
Existem dívidas e pendências que vão além do que imaginamos:
Tributo, Temor e Honra
Tributo (Salmos 29:1): Render tributo significa consideração e adoração a Deus pelo que Ele é.
Temor (Provérbios 9:10): O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria e deve ser demonstrado em nossa reverência e obediência.
Honra (1 Samuel 2:30): A honra bíblica significa valorizar, considerar o peso da autoridade e retribuir com respeito e apreço. Honrar nossos pais, líderes espirituais, parceiros e muitas pessoas ao nosso redor reflete nossa postura como mordomos espirituais.
É certo que a honra é um princípio bíblico que deve ser aplicado em várias áreas da nossa vida cotidiana, seja na família, no ministério, nas finanças ou nos relacionamentos amorosos. Por isso, é essencial entender o conceito bíblico de honra.
No hebraico, a palavra "honra" é kabed , que significa considerar o peso de uma pessoa e sua autoridade. Também pode ser traduzida como "sustentar" ou "pagar a conta". No grego, "honra" é timao , que significa estimar, valorizar, honrar ou reverenciar.
1 Samuel 2:30 nos diz: "Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezaram serão tratados com desprezo."
Tributo, temor e honra refletem nossa postura diante das coisas que Deus nos deu: família, bens, trabalho, igreja e líderes .
Não devemos ficar separados com ninguém. Vamos pagar a cada um o que lhe é devido, sem deixar pendências. Deus não nos deve nada; Ele já pagou nossas dívidas através de Jesus Cristo. Portanto, não devemos ter dificuldade em devolver e honrar essas dívidas espirituais. Sejamos bons mordomos espirituais.
Vamos abandonar nossas dívidas espirituais em 2024 para começarmos bem o novo ano.
Nos vemos no domingo na celebração às 19h30!
Reflexão da Semana
Segunda-feira: Reflita sobre os talentos que Deus confiou a você. Como tem sido sua mordomia em relação ao que Deus lhe deu? O que você tem feito com seus dons, tempo e recursos?
Terça-feira: Examine se há alguma "dívida espiritual" que você precisa quitar, seja de tributo, temor ou honra. Peça a Deus que as mais áreas em que você precisa crescer.
Quarta-feira: Leia Romanos 13:7-8 e peça a Deus sabedoria para honrar cada pessoa que Ele colocou em sua vida, devolvendo o que é devido com amor e respeito.
Quinta-feira: Avalie como você tem tratado suas responsabilidades familiares, profissionais e espirituais. Você tem sido um bom mordomo? Que ajustes são necessários para melhorar sua administração?
Sexta-feira: Minério e peça a Deus que renova sua visão de mordomia. Que seu coração esteja disposto a retribuir com tudo gratidão o que Ele lhe confiar.
Sábado: Escolha uma forma de homenagear alguém ao seu redor, seja em sua casa, no trabalho ou na igreja. Demonstrar estimativa e reconhecimento de maneira tangível.
Domingo: Compartilhe o que aprendeu durante uma semana sobre ser um bom mordomo e a importância de devolver o que Deus confiou. Testemunhe como isso tem impactado sua vida.